Dicas para dormir bem e rápido

Dicas para dormir bem e rápido

Pesquisas indicam que estamos vivendo mais, por isso é preciso prestar atenção em nossa qualidade de vida. Será que estamos fazendo tudo para vivermos com saúde? E como está a nossa relação com o sono? Será que estamos tendo qualidade do sono?

Afinal, nada melhor do que uma boa noite sono para recarregar as baterias e acordar bem disposto para mais um dia de trabalho. Dormir bem melhora a memória, previne doenças, melhora o humor e ainda faz com que a pessoa viva mais. Além disso, uma boa noite de sono reforça as defesas e o sistema imunológico do organismo.

Além do mais, dormir mais e bem ajuda a perder peso. Segundo pesquisas realizadas, dormir pouco leva a pessoa a comer mais, já que ela sente mais fome. Outra descoberta é que dormir pouco também leva o corpo a queimar menos calorias, contribuindo assim para o aumento de peso.

Uma noite mal dormida pode provocar irritação, cansaço e falta de concentração. Ou seja, o sono pode provocar inclusive acidentes de trabalho. Por isso, a qualidade do sono é importante. Assim, para que você tenha uma boa noite de sono.

CONFIRA AS DICAS PARA DORMIR BEM

  • Preste atenção na posição em que dorme – a melhor posição para dormir é de lado. Evite dormir de barriga para cima e barriga para baixo (a região torácica e a lombar ficam prejudicadas).
  • Escolha um bom travesseiro – opte por um travesseiro que deforme com menos facilidade. O travesseiro deve ser largo para não sair debaixo de sua cabeça durante a noite. O ideal é trocar o travesseiro a cada dois anos.
  • Escolha um bom colchão – não deve ser um colchão muito macio ou muito duro.
  • Faça refeição leve à noite – evite comidas pesadas. Jante pelo menos três horas antes de dormir, para não ir para a cama com o estômago pesado. Também não é recomendável dormir de estômago vazio.
  • Beba chá – beber chá à noite pode ajudar a induzir o sono. No entanto, nada de chá preto ou verde, pois estes contêm cafeína. Chá de camomila é uma boa opção.
  • Beba leite morno – um copo de leite morno à noite ajuda a ter um sono tranquilo.
  • Evite exercícios físicos próximos a hora de dormir – os exercícios físicos devem ser feitos somente até quatro horas antes de ir dormir. O exercício físico produz endorfina, provocando um estado de alerta no cérebro.
  • Pratique sexo – o sexo antes de dormir ajuda a relaxar.
  • Hora de sono regular –a recomendação é que você durma de sete a oito horas por noite. E procure dormir sempre no mesmo horário.
  • Evite dormir durante o dia – não durma longos períodos durante o dia. Mas, pode tirar uma sesta de 10 ou 15 minutos.
  • Banho relaxante – tome um banho bem relaxante, com água morna.
  • Desligue a televisão e o computador – não vá para a cama logo depois de desligar a televisão ou o computador. Desligue o monitor até uma hora antes de ir dormir.
  • Evite bebida alcoólica – ela pode prejudicar o sono, mesmo em quantidade pequena.
  • Evite fumar cigarro – a nicotina é um estimulante.
  • Evite café e achocolatado – eles não devem ser consumidos pelo menos até quatro horas antes de ir para a cama.
  • Comprimidos para dormir – só tome comprimidos para dormir se forem receitados pelo médico. Nada de automedicação.
  • Insônia – se tiver insônia evite cochilar durante o dia elevante sempre no mesmo horário. 
  • Crie um ambiente relaxante – mantenha o ambiente tranquilo, silencioso e escuro antes de dormir.

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